Pessoas com saudade da Terrinha

Seguidores

sábado, 30 de julho de 2011

O real problema da educação – um enfoque.



Quando as avaliações externas como IDEPE, IDEB, Prova Brasil, demonstram resultados pífios nas escolas, o governo se exime da culpa e diz que o problema está na formação ou na má vontade dos professores. Culpando os professores pela má qualidade do ensino, ele não enxerga o verdadeiro problema e tenta resolvê-lo com receitas prontas e acabadas, como por exemplo, reuniões ameaçadoras e promessas de gratificação salarial, como se o sucesso da educação fosse alcançado mediante uma recompensa financeira a um agente que, forçado a inserir-se nesta política, deixa de ser professor para se transformar num mercenário da educação.

Para o governo, os problemas educacionais são constantemente reduzidos a questões que podem ser resolvidas no âmbito do indivíduo, do esforço pessoal do professor. Ele ainda não enxergou, por miopia, que os problemas da educação são problemas políticos, sociais e culturais. Citarei apenas cinco deles, por considerá-los mais básicos:


1. É um problema de política pedagógica, pois institui a progressão continuada, que em termos práticos torna-se progressão automática. O aluno perde a motivação para aprender, pois sabe que não precisará fazer esforços para passar de ano. O professor torna-se impotente diante dessa situação e perde sua autoridade, pois a nota que ele aufere do aluno não tem valor. Em conseqüência disso, a indisciplina se institucionaliza. A escola torna-se o local do encontro, da amizade, do namoro, mas quase nunca do ensino. Como conseqüência desse sistema, as crianças chegam ao final do primeiro ciclo sem saber ler e escrever ou, no ensino médio como analfabetas funcionais, sendo incapazes de interpretar um texto.

2. O problema da educação é também um problema estrutural. A escola pública no Brasil tem um modelo arquitetônico prisional. Michel Foucault, filósofo francês, já havia estudado os males que este tipo de arquitetura causa ao indivíduo. Para ele, este tipo de arquitetura é uma arquitetura de esquadrinhamento, da disciplina, do controle, cujo único objetivo é controlar os indivíduos, criando seres dóceis e serviçais ao mercado de trabalho. O aluno da escola pública vive numa prisão. A falta de comprometimento nos estudos, a desmotivação, a falta de interesse do aluno é em boa parte criada por esta “estrutura prisional”, onde as aulas tornam-se monótonas e chatas. Falta à escola pública uma estrutura material para que o aluno goste de estudar, como áreas verdes, quadras, equipamentos, salas de estudo, salas de teatro, salas de vídeo, salas de ginástica, biblioteca, materiais para uso em sala de aula, etc. Um ambiente agradável com uma estrutura impecável é imprescindível para que o aluno aprenda.

3. O problema da educação é também social. Os problemas educacionais refletem as contradições da própria sociedade. Na base da educação há uma família geralmente carente material e intelectualmente. Pobreza, fome, falta de trabalho e falta de perspectiva são fatores que minam a educação. O Brasil é uma das oito maiores economias do mundo, mas em indicadores sociais estamos ao lado de Botsuana e Moçambique: 30 milhões vivem em estado de miséria; 80 milhões não conseguem consumir as 2.240 calorias mínimas exigidas para uma vida normal; 50% da riqueza concentram-se nas mãos de 10% da população que ganham mais de dez salários; 60% dos trabalhadores no Brasil ganham até um salário mínimo. Tais pessoas apresentam baixo nível de renda e consumo e baixo nível educacional, sendo por essa razão, incapazes de acompanhar seus filhos e dar uma boa assistência a eles.

4. É um problema de política salarial e de valorização do professor. Os baixos salários, o descaso, o desrespeito, a imposição de políticas pedagógicas; tudo isso

somado têm reflexos na educação. Os bons salários de alguns grupos de funcionários públicos, como os de juízes, promotores e políticos é provocado pela subvalorização de outros grupos, como o de professores. Para que alguns grupos possam receber melhores salários e acumular patrimônios, outros grupos necessitam ser explorados e sacrificados. Em conseqüência dos baixos salários e dos descasos com a classe, o professor perde a motivação, não tem prazer em dar aulas, resigna-se, não fazendo um bom trabalho.

5. É um problema cultural, pois a sociedade não faz cobranças à escola. Nas escolas públicas não funcionam os colegiados, os conselhos, os grêmios estudantis. É raro encontrar um município do Sertão do Alto Pajeú que tenha uma legislação própria que regulamente seu sistema público de ensino e, seus Conselhos Municipais de Educação existem apenas nas Atas. As desvalorizações por parte da sociedade em relação ao saber e ao conhecimento têm reflexos em toda estrutura educacional. Uma sociedade que não valoriza o conhecimento é uma sociedade sem história, sem memória. A participação da sociedade nas questões educacionais é imprescindível para melhorar a qualidade do ensino e para gerar a consciência política e reflexiva sobre os fatos.

Como vimos, o problema da educação não pode se resolvido apenas por uma política de pressão ou de premiação no âmbito do microcosmo da escola ou do esforço individual de cada professor. As propagandas vinculadas à TV de um professor esforçado, voluntarioso, feliz, decidido a resolver os problemas da educação não condiz com a realidade. Educação não é auto-ajuda. Os problemas educacionais não podem ser resolvidos apenas no âmbito do individuo, da comunidade e do esforço pessoal. O problema da educação é antes de tudo um problema de vontade e racionalidade política, cultural e social.


Professor Márcio Siqueira – Licenciado e Especialista no ensino de História e Pós-graduando em Política e Gestão Educacional de Redes Públicas pela UFPE.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aniversário : Mônica



" Mônica, Será que alguma vezes você imaginou que o seu aniversário
iria passar em branco tendo uma amiga metida "letrada" e blogueira. rs
enganou - se tremendamente...minha linda, falar de vocês faz com que
as minhas sobracelhas se envergue não por que seja dificíl nem
tão pouco seja fácil...mas é uma tarefa no mínimo complicada, sabe por que?
acho que todas aa palavras e jestos já foram praticados por nós..
"quantas fases em Monikita.."?
amores tortuosos,gravidez na adolescência,
falta de grana pra assistir aquele evento
tão desejado,brigas e intrigadas inesplicavéis,
gargalhadas por motivo algum outras vez com muitos motivos.

cada momento será eterno nas nossas vidas,
cada dificuldade superada representa uma vitória..
cada lágrima derramada uma moeda jogada na fonte da felicidade;
Nada foi por acaso, tudo faz parte do plano
e sabe qual é o plano? terminarmos bem, igual naquela música
que num recordo o nome do cantor..

Hoje, você faz idade nova de uma vida cheia de tudo...
e a vida lhe foi generosa de deu de presente o seu maridão DUDA
homem bom, que a saberá fazer feliz..
Aproveite amiga cada momento de felicidade
aprecie sem moderação..faça de conta que é uma daquelas SKOL's
geladissimas que bebiamos nas feijoadas de domingo
quando tinhamos todas as amigas bem perto....

Hoje como construmanos dizer:
só restou nos duas..e agora depois de
a senhora tornasse fatiense o lema e
cada qual cada qual..
mas você pode ter certeza..
o elo num se partirá..."


Tudo de Bom.. Feliz ANIVERSÁRIO
Parabéns!!

P.s: o único medo que tive foi de num achar uma foto nossa juntas..rsrs

TERMINA DIA 1º DE AGOSTO PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA TER DESCONTO NA CONTA DE LUZ



Os consumidores de energia classificados nos critérios de baixa renda e que utilizam entre 65 quilowatts-hora (kWh) e 80 kWh por mês têm até o dia 1º de agosto para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e garantir a manutenção dos descontos previstos na tarifa social de energia elétrica.


Quem ainda não está inscrito deve procurar a Secretaria de Assistência Social do município onde mora ou entrar em contato, por telefone, com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O número para ligação grátis é 0800-7072003. Depois da inscrição, o consumidor deve comparecer à distribuidora, que vai encaminhar as informações à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com o desconto da tarifa social, a redução na conta de luz chega a 65% para quem consome até 30 kWh por mês, a 40% para quem consome entre 31 e 100 kWh/mês e a 10% para famílias que gastam de 101 a 220 kWh/mês. O desconto chega a 100% para para famílias indígenas e quilombolas que consumam menos de 50 kWh/mês.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 26 de julho de 2011

Pra descontrair!!

Avatar do POÇO DO BOI
este final de semana descobrimos
graças a ajuda da amiga
Ruana Ferraz com quem nossa querida
Rayana Brito Parece...
comparem e comentem ..
parece ou não?

Informativo : Venda



A Escola Primeiros Passos só funcionará este ano
sob a direção da professora Adriana Araújo,
mas toda estrutura esta a venda:
Bancas, birôs, brinquedos educativos,
coleção de livros, Cd's etc.

Caso algum interesse na compra a professora
fornecerá todo contudo programático e também
capacitará o próximo professor passo a passo,
como trababalhar um turma infantil multiseriada com
SUCESSO!

O interessado poderá contar com o apoio da professora
24 horas, não perca a oportunidade de ter seu próprio negócio.

Interessados entrar em contato com a Manuella

Pérolas do Blog: Bar do Paulo



UMA FONTE FIDEDIGNA NOS INFORMOU QUE
NOVO DE CHIQUINHA PASSOU EM BRANCO MAIS UMA VEZ NA MISSA DO VAQUEIRO EM SERRITA-PE. UMA PESSOA QUE ESTAVA NA COMPANHIA DE NOVO NOS DISSE QUE ELE NÃO PEGOU NEM GRIPE LÁ E QUE ASSIM COMO O ANO PASSADO SÓ FICAVA FALANDO BESTEIRAS COM AS MULHERES QUE PASSAVAM POR PERTO.
O NOSSO INFORMANTE REVELOU QUE O MAIS NOVO PAPAI DISSE QUE TINHA COISA MUITO MELHOR EM SÍTIO, O PROBLEMA É QUE NINGUÉM VÊ ESSA NAMORADA DE NOVO. ACHAMOS QUE ELE VAI FICAR PRA TITIO MESMO!

ZERO PRA VC NOVO! (KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK)

O "Ouro Negro" do Pajeú será homenageado neste sábado em Flores no sertão de Pernambuco



O músico, maestro e arranjador, Moacir Santos, recebe neste sábado (30), primeira homenagem, na cidade de Flores, onde o músico iniciou sua carreira musical, na Banda Filarmônica Manoel Wanderley.

O evento acontecerá na Rua Benjamin Constant, onde recentemente foi colocada uma estátua do músico, encomendada pelo prefeito do município.

Dentro grade de programação, apresentação do Chorinho Flores, que será tocado pela primeira vez, por músicos do município.

Fonte: (Florespe.net)

“Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta”. Eclesiastes 7:10

“Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta”.
Eclesiastes 7:10



Pensamento: A única coisa que ganhamos olhando pelo retrovisor é um grande desastre no pára-brisa! Nossos melhores dias como cristãos estão sempre pela frente. Jesus prometeu voltar para nos levar ao céu – que futuro melhor do que esse!? Então, não vamos nos distrair com ceticismo nostálgico. Podemos agradecer a Deus pelas bênçãos do passado, mas não vamos gastar o presente com pessimismo. Vamos fazer um compromisso para redimir nosso tempo e confiar que o mesmo Deus que levantou Jesus dos mortos também segura nosso futuro nas suas mãos.

Oração: Santo Deus, dê-me uma direção com propósito para cada dia que o senhor me dá de vida, e também uma perspectiva otimista em relação ao futuro e ao meu Senhor, que já espera por mim lá. Por favor, ajude-me a ter a alegria de saber que, seja qual for a direção do meu caminho hoje, estarei com o Senhor. No nome de Jesus eu Lhe agradeço por ser meu Deus amoroso e meu Pai eterno. Amém.


Adriana Araújo

Aposentado saberá hoje se recebe revisão pelo teto



A consulta pode ser feita pelo telefone 135.

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que começaram a receber o benefício entre os dias 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004 poderão conferir, no final da tarde de hoje, se terão a revisão do teto previdenciário.

A consulta pode ser feita pelo telefone 135 ou no site www.previdencia.gov.br. Para fazer a consulta, o interessado deverá informar nome, número do benefício, CPF e data de nascimento.



Ele não saberá de quanto será a revisão só se terá direito. A revisão, garantida pelo STF (Supremo Tribunal Federal), dará aumento médio de R$ 240 para 117.135 segurados que tiveram o benefício limitado ao teto da época, mas que não tiveram as diferenças do reajuste extra do limite em 1998 e em 2004 incorporadas ao benefício.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mestrado



Antonio Marinho filho da sitiense "Nova Nogueira"- filha de Zezinho
Nogueira-
que já foi candidata a vereadora em Sitio dos Nunes
recebeu nota 9,6 pela defesa da monografia no Curso de
Biomedicina na UPFE.

A grande noticia é que este jovem foi aceito
pela USP Universidade de Sao Paulo, uma das melhores
instituições de Ensino do país para desenvolver sua tese de
mestrado.


Parabéns Toninho!!!
muito sucesso sempre aos filhos ausentes sitienses.

sábado, 23 de julho de 2011

Reflita...



O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir.

Milton Santos

Hoje tem feijoada Caceteira



Hoje dia (23) a turma Caceteira irá
se reunir na casa de Mônica Goes,
a Jovem esta de férias e decidiu fazer uma
Feijoada para reunir
os amigos ...diversão na certa..

Curtam muito e bebam com moderação

Reflita...

"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." Jeremias 33:3




Pensamento: Deus quer que nós O busquemos e clamemos por Ele. Ele quer nos responder e nos contar coisas além da compreensão humana. Ele anseia chegar mais perto de nós para que possamos conhecê-lo. Como uma criança amedrontada chama um pai amoroso no quarto ao lado, nós também podemos chamá-lo, sabendo que nosso Pai nos responderá, nos protegerá e nos confortará. Mais do que isso, nosso Pai nos revelará coisas que seriam impossíveis nós sabermos sem a graça dele.

Adriana Araújo

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A COVARDIA DA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

A COVARDIA DA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA


Uma das formas mais comuns de se penalizar o servidor público que não “se alinha”, que “não compactua” com as ações desmedidas de politicagem de um administrador, é a perseguição política aplicada ao servidor para que sirva de exemplo aos demais, forçando-os a se calarem.
A perseguição política é uma das formas mais covardes de se manipular e pressionar os servidores, sendo a remoção e transferência um jeito velado de se perseguir. Não podemos expor nosso ponto de vista e manifestarmos qualquer opinião que venha a desagradar os que estão no poder. Somos feridos em nosso direito de ir e vir, quando nos forçam a negar as nossas opiniões e idéias, ou seja, deixamos de ser livres, uma vez que tornamo-nos prisioneiros de um sistema opressor, que determina, como verdade, aquele ditado popular: “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
A perseguição política é um tipo de ato que caracteriza um caráter inseguro e fraco. Seria pedir demais, deixar qualquer cidadão livre para escolher de que lado quer estar? Talvez essa seja uma proposta assustadora para muitos governantes que não sabem conquistar ou tolerar contrários.
Indigna-nos constatar o fato de que tem administradores públicos que gastam tanta energia investindo em medidas punitivas para os seus subordinados, quando seria mais inteligente devotarem tempo e atenção para motivar, incentivar, qualificar cada trabalhador, para que estes possam sentir-se mais valorizados e respeitados.
Exemplifico. Olhemos para as guerras no Oriente Médio. Até hoje, resultaram apenas em sofrimento, dor e ódio mútuos entre os protagonistas. As guerras não conduzem à paz! Plantam a discórdia e a confusão. Judeus e palestinos jamais colherão a tranqüilidade e o amor enquanto instituírem a beligerância como tentativa de solução de suas diferenças. Precisam mudar de estratégia, avançar nos acordos, na diplomacia, no respeito.
Guardadas as devidas proporções, assim também ocorre no serviço público, onde muitos líderes comandam a repressão, a perseguição política a cidadãos que divergem de suas ideias. Agem com truculência, crueldade e covardia usando da influência e do poder que a máquina pública lhes oferece, para silenciar, tirar do cenário, ou exterminar os que, democraticamente, optaram por não se alinhar aos seus projetos político-partidários. Como conseqüência, recebem mais animosidade e o pior, se até então as diferenças limitavam-se a esfera político-partidária, a partir de então, adentram o campo pessoal. Adquirem inimigos! E nesse círculo vicioso, não apenas as partes envolvidas saem perdendo, mas toda uma comunidade, todo um serviço público perde em qualidade por não dispor de servidores competentes (estes, foram demitidos e/ou desencorajados a continuar no trabalho) ou de servidores motivados que dão o melhor de si.
Historicamente, desde os tempos da escravatura, tentam aprisionar os pensamentos e as idéias contrárias, mas nunca conseguiram e jamais conseguirão; massacravam o corpo, mas o espírito de suas vítimas estava ali gritando, reagindo.
Ninguém é superior num contexto em que fazemos parte de uma mesma humanidade. A espécie humana é uma só. Precisamos, urgentemente, aprender mais sobre o respeito mútuo.
Fico espantado ao ver que existem pessoas tão ingênuas, especialmente na administração pública, que se acham imbatíveis, super poderosas. Será que não param para refletir que tudo é passageiro? Que tudo passa? Inclusive o poder que julgam ter sobre os outros? A morte é a única certeza que temos.
É uma pena vê os nossos representantes andando na contramão da vida. Vivem cercados de pessoas fingidas e interesseiras. São os “amigos” do poder, para não chamá-los de bajuladores! É um perigo essa gente! É atenciosa, prestativa, humilha-se e expõe-se ao ridículo constantemente, achando que esse comportamento é exemplo de fidelidade. Não “arreda do pé” de seu “chefe”, enquanto este está no poder, é claro. Mas, quando percebe que o “chefe” está perdendo o prestígio ou finalizando mandato, vira as costas e torna-se o pior inimigo do antigo “ídolo”. Certa vez, ouvi alguém dizer que “é melhor puxar saco do que puxar carroça” e fiquei a refletir, concluindo que, quem assim age não tem princípios, nem opiniões próprias, é uma pessoa frívola, sem personalidade, que se pode manejar à vontade, um títere. Ama o poder e, por isso valoriza quem o detém. No entanto, nem sempre poderá andar de cabeça erguida nem de consciência tranqüila, pois inegavelmente, compactua, aplaudindo ou exercendo como uma marionete, as injustiças e desmandos.
É impressionante como o poder e o dinheiro interferem no comportamento de certas pessoas, transformando-as em seres frios, sem sentimentos e emoção. Elas ficam como que dependentes, já não conseguem mais viver sem estar no poder e lutam de todas as maneiras para manterem-se em qualquer cargo de mando. É como um vício, depois que experimentam, passa a querer sempre mais, custe o que custar. São seres que não conseguem desfrutar das alegrias de coisas simples, não sabem servir, não sabem agradecer, sequer conseguem cumprimentar alguém com verdadeira, repito com verdadeira simpatia.

Professor Márcio Siqueira – Especialista no ensino de História

Playboy vai tirar a roupa das dançarinas do Aviões!



Foi divulgada nesta quarta-feira, 20, a primeira foto dos bastidores do ensaio que as dançarinas da banda Aviões do Forró fizeram para a "Playboy". O ensaio vai rolar nas próximas terça e quarta-feiras, em São Paulo, e deve ir para as bancas em agosto. Já faz um tempo que os aviões são sondados pela Playboy, mas só agora acertaram o cachê. Roberta, Noeline, Thais, Ariana, Carla Cris, Jeane, Aiana e Elaine vão aparecer do jeito que nasceram (nuas) para o deleite da macharada. Nem só de Xandy e Solange vive o Aviões!

Fonte: Blog do Júnior Duarte

Prefeito de Custódia é condenado pelo TCE



O Prefeito de Custódia, Nemias Gonçalves de Lima (PSB) foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por desvio de dinheiro. O processo foi aberto em virtude de denúncia da Câmara de Vereadores em 2005. Apesar de todas as protelações do prefeito, durante todo esse tempo, ele acabou sendo condenado. A redação do blog conversou com o advogado que defende o prefeito, Dr. Edílson Xavier, que disse ainda não ter sido notificado sobre a decisão.


Fonte: Blog do Júnior Duarte

Para Refletir

Para Refletir


Todos Os Dias...

"Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome
pelos séculos dos séculos e para sempre. Cada dia te
bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e
para sempre" (Salmos 145:1, 2).


Postagem Adriana Araújo

Pérolas do Blog: Bar do Paulo

PROCURA-SE DR. LAURO (FILHO DE DONA GRACINHA)!



ONTEM NOVO DE CHIQUINHA NOS FEZ UM APELO PEDINDO QUE PUBLICÁSSEMOS EM NOSSO BLOG QUE LAURO A DIAS NÃO DÁ NENHUMA NOTÍCIA A SEUS AMIGOS, ESTAMOS TODOS PREOCUPADOS POIS ELE LIGA PRA O BAR DE PAULO QUASE TODOS OS DIAS. O DR. A POUCO TEMPO FOI MORAR EM MANAUS - CAPITAL DO ESTADO DO AMAZONAS E POR ISSO PAULO ACHA QUE OS ÍNDIOS DA TRIBO "PITUCOMCOCA" CAPTURARAM O FILHO DE DONA GRACINHA ESCONDENDO ELE DENTRO DE ALGUMA OCA! NOSSA EQUIPE DE REPORTAGEM APUROU QUE OS POSSÍVEIS SEQUESTRADORES NÃO ENTRARAM EM CONTATO COM NINGUÉM, NEM AO MENOS PEDIRAM NENHUM RESGATE. ASSIM COMO O FILHO DE DONA GRACINHA E SEU JUSSIÊ, SILVINHA (FILHA DE SILVIO) TAMBÉM NÃO DEU MAIS NOTÍCIAS E PODE ESTAR NA MESMA SITUAÇÃO DO NAMORADO. TODOS OS AMIGOS E FAMILIARES ESTÃO PREOCUPADOS MAS TORCENDO PARA QUE OS PROCURADOS ENTREM EM CONTATO.

FICA AQUI O RECADO EM FORMA DE APELO:
LAURO SE VOCÊ NÃO FOI SEQUESTRADO E ESTÁ LENDO ESTA POSTAGEM, POR FAVOR DÊ NOTÍCIAS LIGANDO PARA O BAR DE CARA FOFA OU DEIXANDO COMENTÁRIO NO NOSSO BLOG.

Programação da Exposição de Custodia 2011



Dia 08 Garota Safada e Zezo
Dia 09 Fabio & Nando, Cavalo de Pau e Forró Pinga Fogo
Dia 10 Renan Moreira, Santanna e Januncio de Custódia

Exposição de Custodia 2011

Inscrições abertas para programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA ENSINO MÉDIO)



Interessados têm até o dia 10 de agosto para se inscreverem nos módulos I e III do Programa


Jovens e adultos a partir dos 18 anos e que estejam interessados em concluir o ensino médio podem se inscrever, até o dia 10 de agosto, nos módulos I e III da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso é oferecido pela secretaria de Educação (SE) em 631 escolas estaduais e, atualmente, atende a mais de 50 mil estudantes apenas na modalidade do ensino médio.


Para o módulo I, poderão se matricular estudantes egressos do 9° ano do ensino fundamental ou os reprovados do 1° ano do ensino médio. Já para o módulo III, os estudantes interessados devem ter concluído o 1° ano do ensino médio ou o 1° ano da escolaridade de EJA, assim como os alunos reprovados nesse módulo.


De acordo com o Censo Escolar, de 2007 a 2011 o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Educação (SE), já atendeu mais de 400 mil estudantes no Programa de Educação de Jovens e Adulto nas modalidades fundamental (presencial e semi-presencial), ensino médio (presencial e semi-presencial) e integral (educação profissional) no ensinos fundamental e médio.

Informações da Assessoria de comunicação SE

Acontece hoje o lançamento do livro 'No Coração do Povo'



Acontece hoje, às 19h30, no Cine Teatro São José, em Afogados da Ingazeira, o lançamento do livro “NO CORAÇÃO DO POVO” A história da Rádio Pajeú, a pioneira do Sertão Pernambucano. Em homenagem a este momento histórico a Orquestra Sinfônica do Pró-criança do Recife fará sua primeira apresentação.

De acordo com o Gerente Administrativo Nill Júnior, a idéia inicial era fazer o lançamento do livro no período de aniversário da emissora, mas não foi possível. "O livro conta os principais capítulos da emissora desde a sua fundação. A Radio Pajeú se consolida como uma das mais importantes emissora do nordeste, o lançamento será feito em memória do ex-diretor Rogério Oliveira que faleceu ontem pela manhã e a todos aqueles que construíram a emissora”, disse Nill.

Fonte: Blog do Itamar

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tô lendo e recomendo

Quando pequena adorava ler histórias em quadrinhos,
as vezes e quase sempre a grana era curta
e num dava pra comprar o gibi novinho em folha,
mas sempre dava um jeito de ler
o episódio novo na casa da amiga "rica"
constituia uma verdadeira aventura inventar desinteresse para poder
"Deleitar-me".

Ainda hoje carrego comigo doces lembranças e aprendizados
das historinhas...

Assim, Tô de Férias das leituras complexas
e de analises profundas que a acadêmia requer e...aproveitando para
deleitar-me sobre muitaaaaaa história em quadrinhos.

Eu recomendo


Detalhe: Todas as escolas publicas receberam este exemplar.

Manuella Epaminondas

Projovem Campo - Saberes da Terra

Trajetória Social de Lalá - “O FURACÃO DE FLORES”.


Aurícia Marques Nunes, mais conhecida como Lalá, é casada e mãe de dois filhos, natural de Serra Talhada-PE, onde foi criada e estudou até sua formação superior em Contabilidade e História.
Lalá tem um histórico de lutas pelos direitos dos menos favorecidos financeiramente, do município de Flores - PE, onde tem sua área de atuação em prol do homem do campo. Devido esta atuação, marcada pela determinação de amparo e lutas pelos direitos da população, Lalá ganhou um codinome carinhoso das pessoas que ela sempre defendeu; “O FURACÃO DE FLORES”.
Um fato, relevante, determinou seu ingresso definitivo na história do município; o assassinato de seu ex-marido, o locutor José Gildo da Silva, em 1996 depois de um pleito Politico no Municipio, Inconformada com a impunidade que se alojou em torno do processo, que corre até hoje em instâncias superiores, que desmistificava os responsáveis pela autoria do crime, Lalá mobilizou várias passeatas no município de Flores, pedindo justiça pelo assassinato de seu ex-companheiro, o famoso locutor, Gildo, pessoa por demais querida em toda região do sertão pernambucano. Á partir deste episódio, Lalá começou a ganhar o respeito do povo Florense, por não temer as forças políticas que atuavam na cidade e enfrentar “cara a cara” todos os obstáculos que se colocaram à frente de sua luta por justiça, luta que ela defende com profícuo embate até os dias de hoje em favor dos que buscam o que é justo; direitos a igualdade e cidadania.
Em 2010, junto com as associações de Moradores e agricultores do município buscou, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) programa do Governo Federal, beneficiando cerca de 2 mil famílias com carne de ovinos e de peixes.
Com a Cooperativa de Agricultores e Criadores de Flores, fundou a COOPACCOB (Cooperativa dos Produtores, Agricultores e Criadores de Caprinos, Ovinos e Bovinos do Pajeú) com essa união, criadores e entidade, trouxe para o município primeira câmara fria, com capacidade para armazenar e congelar 5 mil Kg. de carne.
Em Riacho dos Barreiros, uniu-se ao grupo de mulheres, associados e comunidade para implantar o sistema, “Grupo de polpa”, ainda, com o mesmo grupo e apoio do IPA,implanta os canteiros para plantio de hortaliças.
Outro grande avanço em seu histórico pela defesa da população rural carente, é a fundação da Coopecatrusin- Cooperativa de Sítio dos Nunes, que está em fase terminal no processo contábil e que beneficiará com seus projetos toda a população de criadores, agricultores e famílias filiadas, ofertando produtos e insumos para produção agrícola.
Mais uma grande iniciativa, que já tem conseguido verdadeiras maravilhas, é a AFLOJOGI- Associação Floresce José Gildo, que objetiva fomentar todas as ações, não importa de que seguimento, desde que ampliem o desenvolvimento humano, criativo e produtivo das pessoas do município de Flores.
Para esta associação foi conseguido, com a ajuda de agricultores e seu atual marido, Allex Barbosa, 3 forrageiras de múltipla função como o picote de palma, cana, capins, sorgo, macaxeira etc.Também conseguiu a doação de mais de 10.000 doses de vermífugos, vitaminas, probióticos, sal mineral, ração, inoculante para silagem, ferramentas etc., e ainda sementes de vários tipos de capins, sorgo, milho e estilosantes, além de várias hortaliças que já beneficiam cerca de 500 famílias no município.
Lalá, através da Central das Associações, foi em busca de doações, conseguiu e já distribuiu para as comunidades, 12 cisternas de placas, 1 poço artesiano para o Assentamento Araras e outros beneficios.
Lalá diz que; “Os projetos não param por aí, e em parceria com as associações, cooperativas, agricultores e pecuaristas, iremos buscar para esse povo sofrido, que clama socorro e merece ter seus sonhos realizados,junto aos órgãos Federais e Estaduais, os projetos que amenizarão as dificuldades do homem do campo.”

p.s: Texto e imagens Publicado na integra
enviado por Ivânia Lima Frederico( Assessora de Imprensa)

ivanya.cg@hotmail.com

Na ilha por vezes habitada;

Na ilha por vezes habitada;


Na ilha por vezes habitada do que somos, há noites,
manhãs e madrugadas em que não precisamos de
morrer.
Então sabemos tudo do que foi e será.
O mundo aparece explicado definitivamente e entra
em nós uma grande serenidade, e dizem-se as
palavras que a significam.
Levantamos um punhado de terra e apertamo-la nas
mãos.
Com doçura.
Aí se contém toda a verdade suportável: o contorno, a
vontade e os limites.
Podemos então dizer que somos livres, com a paz e o
sorriso de quem se reconhece e viajou à roda do
mundo infatigável, porque mordeu a alma até aos
ossos dela.
Libertemos devagar a terra onde acontecem milagres
como a água, a pedra e a raiz.
Cada um de nós é por enquanto a vida.
Isso nos baste.

José Saramago

Pérolas do Blog: Bar do Paulo



O MAIS NOVO PAPAI DE SÍTIO DOS NUNES ESTÁ EM DÚVIDA COM RELAÇÃO AO NOME ESCOLHIDO PARA O SEU FUTURO HERDEIRO POR ISSO, NOVO PEDE A SEUS AMIGOS SUGESTÕES PARA A ESCOLHA, ELE DISSE QUE SÁ NÃO VALE OPINAR PELOS NOMES "CHIQUINHO" NEM AO MENOS "NOVINHO" POIS ESTES PODERIAM SER ALVOS DE CHACOTAS.

AQUELES QUE DESEJAREM DAR ALGUMA OPINIÃO SÓ É PROCURAR O FUTURO PAPAI NO POSTO DE SAÚDE OU DEIXAR COMENTÁRIO NESTA POSTAGEM DO BLOG.

Fonte: Blog Bar do Paulo

Professores vão ter salário base de R$ 1 .187,97



O prefeito de Flores, Marconi Santana (PTB), se reuniu, nesta quarta-feira (20), com os professores da rede municipal de ensino, para apresentar o Projeto de Lei que trata do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos Professores, que já considera o novo Piso Salarial do Magistério, e será enviado para aprovação da Câmara de Vereadores.

No encontro o prefeito voltou a falar sobre o do Projeto de Lei (PL-006), que autoriza a bonificação (14º salário) para profissionais em educação da rede pública municipal de ensino, que elevarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola, ou alcançar escore mínimo de 5.0, referente ao ano de 2011, nesse indicador de desempenho - ou em outro que o suceda.

Quanto ao piso salarial, o prefeito assegura o determinado pela Lei Federal Nº 11.738/2008, que foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determina o valor do piso salarial em R$1.187, 97 para 40 horas, ajustando-se proporcionalmente no caso de 20 horas semanais.

Fonte: com Informação do Blog do Alberto

Convite a Comunidade sitiense


terça-feira, 19 de julho de 2011

Flores ganha o 1º Hotel Fazenda do sertão pernambucano







Com uma localização estratégica ás margens da PE-320, apenas a 2 km do centro da cidade, o primeiro Hotel Fazenda do sertão será uma referência para os visitantes de Flores.

Um nome bem original, "Hotel Fazenda Luar do Sertão", um reforço na valorização do cenário sertanejo, quem se hospeda no Hotel Fazenda tem toda a identificação do campo, com visão tridimensional privilegiada.

Toda estrutura conta com duas piscinas, uma para criança e outra em construção para adultos, varanda, suítes climatizadas com tv, praça privativa e completa estrutura de lazer, um clima familiar, "venha viver momentos inesquecíveis".
Informações:


87-9919-6369
87-9937-5069

Fonte: O secretário do Povo

53ª Festa dos Estudantes de Triunfo

53ª Festa dos Estudantes de Triunfo


23/julho - Sábado
21h - Edição Extra

23h - Raça Negra

01h - Fim de Feira

24/julho - Domingo
21h - Forro Global

23h - Luiza Possi

01h - A Roda

25/julho - Segunda - Noite Instrumental
21h - Wassab

23h - Estuario

01h - Trombonada

26/julho - Terça
21h - Karina Spinelli

23h - Belo Xis

01h - Galeria do Ritmo

27/julho - Quarta-Feira
19h - PCR 6

21h - Kerigma

23h - Banda 4 por 1

28/julho - Quinta-Feira
20:30 - Junior e Forro Mio

22h - Fabricio Ramos e Templários

00h - Frejat

02h - Assisão

Resutado da Enquete


70% das pessoas que votaram na enquete abaixo :

O você acha que nas eleições 2012 em Flores, há espaço para três candidatos para prefeito(a):

responderam que NÃO

veja o resultado abaixo:

Sim 18 (29%)

Não 44 (70%)

Pérolas do Blog: Bar do Paulo


LURDE RATOEIRA, JOELMA E ZÉ TRUACA CONVIDAM A TODOS A DAR UMA PASSADINHA NO MAIS NOVO POINT DE SÍTIO DOS NUNES, O BAR DAS RATOEIRAS! O ESTABELECIMENTO JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO DESDE SÁBADO 16/07 E ATÉ O PRESENTE MOMENTO ESTÁ FAZENDO O MAIOR SUCESSO.
LÁ VOCÊ ENCONTRA DIVERSIDADE EM BEBIDAS E TIRA-GOSTOS.

AOS SÁBADOS E DOMINGOS TEM BUCHADA, FEIJOADA E MUITO FORRÓ!



Fonte: http://www.bardopaulo.blogspot.com/

Velho Chico



O Ciúme Caetano Veloso
Dorme o sol à flor do Chico, meio-dia

Tudo esbarra embriagado de seu lume

Dorme ponte, Pernambuco, Rio, Bahia

Só vigia um ponto negro: o meu ciúme

O ciúme lançou sua flecha preta

E se viu ferido justo na garganta

Quem nem alegre nem triste nem poeta

Entre Petrolina e Juazeiro canta

Velho Chico vens de Minas

De onde o oculto do mistério se escondeu

Sei que o levas todo em ti, não me ensinas

E eu sou só, eu só, eu só, eu

Juazeiro, nem te lembras dessa tarde

Petrolina, nem chegaste a perceber

Mas, na voz que canta tudo ainda arde

Tudo é perda, tudo quer buscar, cadê

Tanta gente canta, tanta gente cala

Tantas almas esticadas no curtume

Sobre toda estrada, sobre toda sala

Paira, monstruosa, a sombra do ciúme

Conheça o Espiritismo

Conheça o Espiritismo

Espiritismo: O que é?
* É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
* “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo);
* “O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4).

Prática Espírita:
Tendo em vista que comumente surgem informações relacionando a Doutrina Espírita com as atividades de jogos de tarô, cartas, quiromancia e outras, a Federação Espírita Brasileira esclarece como se desenvolve a prática espírita:
1. Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”.
2. A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.
3. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
4. O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.
5. A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem.
6. Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
7. O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.


Márcio Siqueira – Palestrante, Presidente da AEEMIL-Associação de Estudos Espíritas Missionários da Luz - Flores/PE e Coordenador adjunto da FEP-Federação Espírita Pernambucana – Área Federativa Sertão I.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Conhecimento é Responsabilidade e não Posição - Nelson Wedderhoff

Conhecimento é Responsabilidade e não Posição - Nelson Wedderhoff

Durante nossa existência vamos fazendo aprendizados diversos. Isso é natural e inevitável…. Aqui na Terra alguns desenvolvem maior conhecimento sobre áreas específicas. Podemos citar, como exemplo, economia, administração, pedagogia, engenharias, direito… Além dessas, todos vamos desenvolvendo assimilando informações sobre relacionamentos, decisões, planejamento e disciplina pessoal. Enfim, vamos aprendendo sempre.
É comum que encontremos pessoas que sabem mais do que nós em diversas áreas….
O que esperamos? Orientação.
O que devemos fazer? Aproveitá-las ao máximo. E, claro, vamos encontrar pessoas que não tem o mesmo nível de informação que temos em várias áreas.
O que fazer? Transferir a informação, orientar, pacientemente e com afeto. Afinal, não seria isso que gostaríamos de receber?
Orientar, esclarecer, compartilhar é expressão prática de “amar o próximo como a nós mesmos”. É uma oportunidade que temos diariamente, desde orientar um viajante sobre um endereço, passando pelos esclarecimentos aos filhos e familiares, chegando ao compartilhamento de informações diversas no trabalho e na escola. A cada encontro uma responsabilidade, uma oportunidade.

Viagem em familia - Paulo Afonso -BA

Nossa Familia viajou esse final de semana
para Paulo Afonso - BA, confira algumas imagens
dessa confraternização.

matar a saudades da nossa gente é muito bom.
recarrega as energias, revigora a razão do existir.